REFLEXOTERAPIA - PÉS E MÃOS
Reflexoterapia é uma técnica que remonta ao Egito Antigo (2500 AC) e que foi sendo aprimorada com o tempo, principalmente partir do século XX. Porém, só no Ocidente, só começou a se tornar mais conhecida a partir dos anos 70. Na América Latina isso ocorreu a partir dos anos 80.
Ela permite avaliar e tratar distúrbios físicos e emocionais por meio de estímulos em pontos (nos pés ou nas mãos) relacionados aos diferentes órgãos do nosso organismo. Esses pontos, chamados Plexos Nervosos, quando estimulados corretamente, enviam e recebem informações dos órgãos ou regiões correspondentes no nosso corpo. É como se tivéssemos um mapa anatômico do nosso corpo nos pés (planta e dorso) e nas mãos (palmas e dorso).
Podemos, por exemplo, tratar desequilíbrios no intestino, no estômago ou mesmo melhorar a circulação sanguínea apenas trabalhando seus pontos reflexos nos pés ou nas mãos.
Como toda terapia integrativa, além de restabelecer o equilíbrio energético e vibracional, pode atuar como complemento a outros tratamentos – vibracionais ou tradicionais – e também apontar algum possível distúrbio que ainda não tenha se manifestado.
Por vezes confundida erroneamente com uma massagem relaxante nos pés, a reflexoterapia é aplicada pelo terapeuta usando as mãos – apesar de haver alguns instrumentos disponíveis para auxiliar o profissional – na busca por estimular e normalizar o funcionamento do organismo e encontrar seu equilíbrio físico e energético.